Eu Sou o Caminho – Jesus o Salvador

Eu Sou o Caminho – Jesus o Salvador

 

Paisagem com um caminho, com mensagem bíblica sobre o João 14:6 Jesus disse "Eum Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim."

  •  Neste folheto vemos como Jesus conforta os seus discípulos antes da sua partida. Jesus afirma que existe um único caminho para o Reino dos Céus.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Veremos alguns textos selecionados do Sermão de  Robert Murray M´Cheyne onde ele faz uma simples e bela exposição desta linda mensagem do Evangelho de João.

O terno amor de Jesus: Eu Sou o Caminho

Em nenhum momento o coração de Jesus transbordou com um amor mais terno e mais soberano aos Seus discípulos, do que quando Ele disse: “Não se turbe o vosso coração” [João 14:1]. Eles estavam preocupados com muitas coisas. Ele lhes disse que Ele iria deixá-los, Ele lhes havia dito que alguém O trairia; que outro O negaria, de forma que todos eles estariam ofendidos por causa dEle naquela mesma noite; e talvez eles pensassem que Ele partiria deles com raiva.

Mas, qualquer que fosse a causa da tribulação deles, o seio de Jesus era como um vaso cheio a transbordar, e estas palavras foram as sobrepostas gotas de amor: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Certamente, desta forma, essas palavras de confidencial ternura jamais foram sussurradas neste mundo frio antes, e oh, então, pense em quão fria, quão sombria, quão tola é a questão com que Tomé interrompe o discurso celestial: “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” [João 14:5]; e ainda com que condescendência Jesus suporta a sua insensível estupidez!

Quão amorosamente Ele começa o próprio alfabeto da salvação com eles, e não apenas responde, porém, excede na resposta a Tomé, dando-lhe mais do que ele havia questionado ou pensado. Ele perguntou sobre o caminho e o lugar, mas Cristo responde: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Em relação a isto, então, como uma descrição completa da salvação segundo o Evangelho, passemos às diferentes partes desta.

Cristo é o Caminho

“Eu sou o caminho […] ninguém vem”, etc. A Bíblia inteira testifica que, por natureza, não temos nenhum caminho para o Pai. Somos, por natureza, cheios de pecado, e Deus é, por natureza, infinitamente santo; isto é, Ele afasta-Se do pecado. Assim como uma planta sensível, por sua própria natureza, retrai-se ao toque de uma mão humana, assim, Deus, por Sua própria natureza, afasta-Se ao toque do pecado. Ele é eternamente separado dos pecadores; Ele é tão puro de olhos, que não pode ver o mal [Habacuque 1:3].

– Isso foi impressionantemente ensinado a Adão e aos patriarcas.

Enquanto Adão caminhou em santidade, Deus habitava com ele, e andava com ele, e tinha comunhão com ele; mas quando Adão caiu, Deus lançou o homem fora do paraíso, e Ele colocou no oriente do jardim, querubins e uma espada flamejante, que revolvia-se, para guardar o caminho da árvore da vida. Esta espada flamejante entre os querubins era um magnífico emblema de Deus, o Deus justo e que odeia o pecado. Na sarça, Ele apareceu a Moisés como um fogo consumidor; no templo, Ele apareceu entre os querubins na mais suave glória da Shekiná; mas Ele apareceu entre os querubins como uma espada, um Deus justo e que odeia o pecado.

Rogo-vos que observem, que esta espada flamejante se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. Se não girasse ao redor, se ela tivesse sido deixada atravessada em alguma trilha não resplandecente, então Adão poderia ter invadido essa trilha, e feito seu próprio caminho para a árvore da vida. Mas não: qualquer caminho que ele tentasse, seja secreto, seja estreito, seja íngreme e difícil, mesmo que silenciosamente ele rastejasse, ainda este meteoro flamejante o encontraria, e isto parece dizer: Como pode o homem ser justo diante de Deus pelas obras? “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei” [Romanos 3:20]. Bem poderia Adão se sentar, cansado com a vã busca por um caminho para a vida; pois o homem, por natureza, não tem um caminho para o Pai.

Mas Cristo diz: “Eu sou o caminho”. Como Ele diz no Salmo 16: “Far-me-ás ver a vereda da vida”. Nenhum homem poderia descobrir este caminho de vida; mas Jesus diz: “Far-meás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. Jesus apiedou-se dos miseráveis filhos de Adão, esforçando-se em vão para encontrar um caminho para o paraíso de Deus, e Ele deixou o seio do Pai, justamente para que Ele nos abrisse um caminho para o seio do Pai.

E agora, uma vez que a lâmina resplandecente é imersa no lado do Redentor, o mais culpado dos pecadores, seja você quem for, seja você o que for, pode entrar em Seu corpo sangrante, pode encontrar o acesso ao paraíso de Deus, comer da árvore da vida, e viver eternamente. Venha depressa, não duvide, pois Ele diz: “Eu sou o Caminho”.

– O mesmo fato foi impressionantemente ensinado a Moisés e ao povo de Israel.

Quando Deus condescendeu em habitar no meio dos filhos de Israel, Ele habitou peculiarmente no santo dos santos, o local mais interno do templo judeu. Ali, o sinal visível de Sua presença descansava entre os querubins, uma vez descrita como uma luz inacessível e cheia de glória; em outro momento, como uma nuvem que enchia o templo. Mas, este local mais interno, ou mais santo de todos (ou lugar secreto, como é chamado nos Salmos) era separado do lugar santo por uma cortina ou véu, e através desse véu ninguém estava autorizado a passar, para que não morresse, exceto o sumo sacerdote, que entrava, uma vez ao ano, não sem sangue. Agora, nenhuma figura poderia expressar mais claramente que o caminho para o santíssimo não era feito manifesto, que nenhum homem pecador tinha qualquer caminho para entrar na presença de Deus.

Mas Jesus diz: “Eu sou o caminho”. Jesus lamentou que nós estivéssemos excluídos do santo dos santos, da presença de Deus; pois sabia por experiência que naquela presença há plenitude de alegria. Mas como é que Ele abre o caminho? Será que Ele puxa o véu, para que pudéssemos furtiva, secreta e facilmente entrar na presença do Pai? Não; mas Ele Se ofereceu, como uma oferta para satisfazer a justiça Divina, e nos reconciliar com Deus.

Ele disse: “Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. Está consumado; o castigo da Lei é suportado, as exigências da Lei são respondidas, o caminho está concluído, o véu rasgou-se, de cima a baixo! Nem uma partícula da cortina terrível agora nos impede. O mais culpado, o pecador mais vil de todos vocês, agora tem liberdade para entrar através do véu rasgado, sob a luz da face de Jeová, para habitar no secreto de Seu tabernáculo, contemplar a Sua beleza, e inquirir no Seu templo.

E agora, meus amigos, é este o seu caminho de voltar para o Pai? Cristo diz: “Eu sou o caminho […] ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Se, então, vocês ainda mantiverem a sua própria maneira, seja ela qual for, seja o caminho das lágrimas, ou penitências, ou votos de mudança, ou esperança de que Deus não agirá severamente — se vocês não forem alertados, encontrarão no dia do julgamento, aquela espada de querubim que se revolvia, e que vocês serão deixados uma presa para o fogo consumidor.

Mas oh! Se há uma só alma que não pode encontrar a paz em qualquer forma de justiça própria, se há algum de vocês que acha que está perdido em si mesmo, eis que Cristo lhe diz: “Eu sou o caminho”, como Ele diz em outro lugar: “Eu sou a Porta”. É um caminho pleno, livre e aberto, e é um caminho para os pecadores. Por que esperar mais um pouco? Houve, uma vez, um muro divisório entre você e Deus; mas Cristo o derrubou. Deus esteve uma vez irado; mas a Sua ira se desviou do caminho bendito. Em Cristo, Ele está sempre bem satisfeito.

Cristo é a Verdade

Toda a Bíblia — e toda a experiência — testifica que, por natureza, somos ignorantes da verdade. Sem dúvida, existem muitas verdades que um homem não convertido sabe. Ele pode conhecer as verdades da matemática e aritmética, ele pode saber muitas verdades comuns do dia a dia; mas ainda não se pode dizer que um homem não-convertido conhece a verdade, pois Cristo é a verdade. Cristo pode ser chamado de a pedra angular do arco de verdade. Retirem a pedra angular de um arco, e o todo se torna um amontoado de lixo. As mesmas pedras podem estar lá, mas todas elas são caídas, reprimidas e confusas, sem ordem, sem finalidade.

Exatamente assim; retirem Cristo, e todo o arco da verdade torna-se um amontoado de disparate. As mesmas verdades podem estar ali; mas todas elas são caídas, sem coerência, sem ordem, sem finalidade. Cristo pode ser chamado de Sol do sistema da verdade. Retire o sol de nosso sistema, e cada planeta se precipitaria em confusão. Exatamente os mesmos planetas estariam ali, mas as suas forças conflituosas seriam atraídas para lá e para cá, órbita colidindo contra órbita, em perplexidade infinita.

Exatamente assim, retire Cristo e todo o sistema da verdade precipita-se em confusão. As mesmas verdades podem estar na mente, mas todas conflitantes e dissonantes em labirintos inextricáveis; pois “O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam” [Provérbios 4:19]. Mas deixem que Cristo seja revelado a uma alma nãoconvertida, não deixe que seja meramente um homem falando de Cristo para ela, mas deixem que o Espírito de Deus O revele, e ali é revelada, não uma verdade, mas a verdade. Vocês colocam a pedra angular no arco da verdade; restauram o sol para o centro do sistema. Toda a verdade torna-se ordenada e útil naquele espírito.

Agora ele sabe a verdade com relação a si mesmo. Será que o Filho de Deus realmente deixou o seio do Pai para suportar a ira em nosso lugar? Então eu devo estar sob a ira. Será que o Senhor Jesus se tornou um servo, para que pudesse obedecer à vontade de Deus, no lugar dos pecadores? Então, eu não devo ter qualquer justiça, e ser um filho da desobediência.

Mais uma vez, conhecendo a Cristo, ele conhece a verdade no que diz respeito a Deus. Será que Deus livremente entrega Seu filho até a morte por todos nós? Então, se eu creio em Jesus, não há nenhuma condenação para mim. Deus é meu Pai, e Deus é amor.

Meus amigos, vocês já viram a Cristo, que é a verdade? Será que Ele foi revelado a vocês, não por minha carne e sangue, mas pelo Espírito do nosso Deus? Então vocês sabem como é verdade que nEle estão “escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” [Colossenses 2:3]; que Ele é “o Alfa e o Ômega”, o princípio e o fim de todo o conhecimento. Mas se vocês ainda não viram a Cristo, então vocês ainda não conhecem nada como vocês deveriam conhecer; todo o seu conhecimento é como uma ponte sem uma pedra angular, como um sistema sem um sol. Que bem fará a vocês no inferno, que conheçam todas as

ciências do mundo, todos os eventos da história, e todas as organizações políticas movimentadas de sua pequena atualidade? Vocês não sabem que o seu próprio conhecimento será transformado em um instrumento de tortura no inferno? Ah, como vocês anelarão naquele dia que tivessem lido menos seu jornal e mais a sua Bíblia; que, com todo o que tinham, houvessem adquirido entendimento; que com todo o seu conhecimento, vocês tivessem conhecido o Salvador, a Quem conhecer é a vida eterna.

Cristo é a Vida

Toda a Bíblia testifica que, por natureza, somos mortos em delitos e pecados, que somos tão incapazes de andar em santidade no mundo como um homem morto é incapaz de levantar-se e andar.

Ambas, Escritura e experiência, igualmente testemunham que somos, por natureza, mortos em delitos e pecados; e, no entanto, não é uma morte em que estamos totalmente inativos, pois nela é dito que andamos de acordo com o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar.

Essa verdade nos é ensinada de forma impressionante naquela visão do profeta Ezequiel, onde ele foi levado pelo Espírito, e pousou no meio de um vale aberto, cheio de ossos secos; e quando ele passou por eles em redor, contemplou que havia muitos no vale aberto, e eis que eles eram sequíssimos.

Exatamente assim é a visão que cada filho de Deus tem do mundo. Os ossos secos são muitos, e eles são sequíssimos; e ele faz a mesma pergunta que Deus fez a Ezequiel: “porventura viverão estes ossos?” [Ezequiel 37:3]. Ah, sim, meus amigos; e a experiência não lhes ensinar a mesma coisa? É verdade, os mortos não podem saber que eles estão mortos; e, no entanto, se o Senhor tocar o seu coração, você encontrará isso: nós profetizamos aos ossos secos; pois este é o caminho do Senhor; enquanto profetizamos e a respiração entra.

Olhem para trás para o passado de sua vida então. Vejam como vocês já andaram de acordo com o curso deste mundo. Vocês sempre foram como um homem nadando com a correnteza, nunca como um homem nadando contra a correnteza. Olhem em seu coração, e vejam como ele se voltou contra todos os mandamentos; vocês sentem o Sabbath como sendo um cansaço, em vez de chama-lo deleitoso e honrável. Se alguma vez vocês tentaram guardar os mandamentos de Deus; se alguma vez tentaram guardar os olhos dos desejos ilícitos, sua língua de palavras de ira, ou fofoca, ou amargura; seu coração de maldade, inveja e avareza; se alguma vez vocês já tentaram isso, e eu imagino que muitos homens não-convertidos o tentaram; se alguma vez vocês já tentaram isso, não encontraram ser impossível?

Necessário vos é nascer de novo

Foi como ressuscitar os mortos. Vocês não encontraram uma luta contra si mesmos? Oh, quão claro é que vocês estão mortos. Não se maravilhem que digamos a vocês: Necessário vos é nascer de novo. Vocês devem ser unidos a Cristo, porque Cristo é a vida.

(Extraído do Site www.oEstandarteDeCristo.com)

Acesse o nosso site e conheça todos os nossos folhetos

www.editoraelim.com.br

 

Deixe uma resposta