Treinamento de Evangelismo Pessoal

Quando o nosso coração está cheio da presença de Cristo, a evangelização é tão inevitável quanto contagiante.

Este treinamento é firmado na Palavra de Deus e foi preparado pela Caravana do Arrependimento. Fizemos uma seleção com os textos mais importantes e temos certeza que será um grande desafio para ganharmos almas para o Senhor.

1ª PARTE – QUESTÕES INICIAIS

PRIMEIRA QUESTÃO: Evangelizar é realmente difícil?

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9.16)

Difícil, mesmo, para um cristão será ter que encarar o que está em Ezequiel 3.18:

“Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei”. (Ezequiel 3.18)

PENSE NISSO: Evangelizar não é difícil. Difícil será ter que prestar contas de todas as nossas omissões conforme                                     Ezequiel 3:18.

SEGUNDA QUESTÃO: Por que, então, a maioria dos crentes não evangeliza?

Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto                            em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, até aos confins da terra.”                                            (Atos 1.8)

O poder do Espírito Santo não foi apenas a única ferramenta outorgada por Jesus à igreja; foi a única que, de fato, ela precisava. Jesus não só nos deixou uma ordem (“ide”) como também nos municiou de tudo que precisávamos para cumpri-la: o pleno e suficiente revestimento do Espírito Santo (Atos 1.8)

A MAIORIA DOS CRENTES NÃO EVANGELIZA PORQUE NÃO POSSUEM

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.

2ª PARTE – O QUE DIZER NO EVANGELISMO PESSOAL?

Não há salvação sem arrependimento; não há arrependimento sem convicção de pecado; e não há convicção de pecado sem o confronto com a Lei de Deus.

A Editora Elim produz folhetos com mensagens claras sobre a salvação, mostrando a necessidade do arrependimento e fé em Jesus Cristo.

Folehto com a parábola de Jesus, um homem rico. O que aconteceria com sua alma?
Nesse folheto Jesus conta a parábola de um homem que tivera uma grande colheita. Mas, de repente, sua vida foi interrompida. O que aconteceria com sua alma?

 NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM ARREPENDIMENTO

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. (Atos 3.19)

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”. (II Co 7.10)

“…Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” (Atos 17.29-30) “E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”. (Atos 11.18)

 

Se o próprio Senhor Jesus ordenou que o arrependimento fosse pregado a todas as nações (Lucas 24.47), por que será que a palavra “arrependimento” aparece tão raramente no discurso evangelístico moderno?

 

  • “Estamos omitindo palavras que podem ofender, tais como ‘arrependimento’ e ‘inferno’, para fazer com que a mensagem seja mais aceitável, ou será que nós mesmos estamos nos tornando aceitáveis para um mundo que odeia Deus?” (Ray Comfort)

Treinamento para evangelismo, sem arrependimento não há salvação.

 NÃO HÁ ARREPENDIMENTO SEM CONVICÇÃO DE PECADO

A mensagem “Jesus morreu na cruz por você” ou “Jesus te ama”, por si só, não tem o efeito de gerar arrependimento. É como dizer a uma pessoa que não se percebe como doente que alguém vendeu tudo o que tinha para lhe providenciar a cura.

A não ser que a pessoa se convença de que está mortalmente doente, achará tal sacrifício uma loucura e, ainda, ficará ofendida pela alegação de que está doente, sendo que ela pensa que não está. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem (…)”. I Coríntios 1.18a

Grande contradição: O QUE O HOMEM DIZ: “Eu sou bom!” X O QUE A BÍBLIA DIZ DO HOMEM: “Não há ninguém justo ou bom”. (Salmos 14.1-3, Romanos 3.23, Isaías 64.6 etc).

  • “A prova derradeira de que alguém é pecador é que ele não conhece seu próprio pecado. Nosso trabalho é fazer com que ele o veja”. (Martinho Lutero) …
  • “Os homens têm de ser trazidos ao conhecimento de si mesmos, antes de se renderem a Deus. Os homens estão caídos de tal maneira, que temos de remover deles toda esperança na carne, antes de serem trazidos a Deus. Isso é importante em tudo, mas é especialmente importante na evangelização”. (Paul Washer)

Se tivermos a habilidade de mostrar àquela pessoa os sintomas visíveis e invisíveis de sua doença, e ela tiver a nítida convicção de que está enferma para a morte, aí então a notícia de que alguém a amou tanto que lhe providenciou a única cura possível não será mais uma tolice nem uma ofensa; mas, será, de fato, uma boa notícia.

Somente quando um pecador consegue se enxergar sob perspectiva e começa a sentir nojo das bolotas do pecado que tem desejado comer; somente quando, enfim, percebe o seu estado de podridão, decaimento moral e afastamento de Deus, é que terá condições de se quebrantar em arrependimento a ponto de dizer “pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lucas 15.18).

Esse é um exemplo de verdadeiro arrependimento. Nesse caso, a mensagem do Evangelho não será loucura nem ofensa, mas será o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (I Coríntios 1.16, 18).

“Todo homem sabe que tem pecado, mas nem todos estão convictos da culpa e do mal causados pelo pecado. Contudo, sem isso, o homem não pode perceber o método de salvação do evangelho. Abaixo a pregação insossa e monótona do amor de Jesus que não tem discernimento de santidade ou moralidade”. Charles Finney

O arrependimento vindo através da Palavra de Deus.

 NÃO HÁ CONVICÇÃO DE PECADO SEM O CONFRONTO COM A SANTA LEI DE DEUS

“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”. (Romanos 3.19-20) …

“A única maneira de sabermos se estamos pecando é conhecer a Lei moral de Deus”. (Jonathan Edwards) …

“O problema das pessoas que não estão buscando o Salvador nem a salvação é que elas não entendem a natureza do pecado. É função peculiar da Lei trazer tal compreensão à mente e à consciência do homem”. (Martyn Lloyd-Jones)

“Outrora eu vivia sem a Lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado (Rm 7.9). Assim ocorre também com os que se fiam que suas “boas” obras fazem deles pessoas justas, e com os orgulhosos descrentes. Por não conhecerem a Lei de Deus, que está apontada em sua direção, é impossível que conheçam o seu pecado. Se conhecessem a Lei, também conheceriam o seu pecado; e o pecado para o qual agora estão mortos se tornaria vivo neles”. (Martinho Lutero) …

  • “É um erro terrível mostrar certas passagens que tratam de outros assuntos a um homem que ainda não está plenamente convencido de seu pecado. Ele precisa da Lei… Não lhe ofereça a consolação do evangelho até que ele veja e saiba que é culpado diante de Deus”. (D. L. Moody). …

“Para que o evangelismo seja efetivo, pregue 90% Lei e 10% graça.” (John Wesley).

“Não podemos chegar a Cristo a fim de sermos justificados até que, literalmente, tenhamos ido a Moisés para sermos condenados”. (John Stott)

“De maneira que a lei nos serviu de tutor, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. (Gálatas 3.24)

A cruz de Cristo e seu amor pelo pecador perdido.

3ª PARTE – COMO RESSALTAR A GRAÇA?

“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”. (Romanos 5.20) É um grave erro dizer que uma ênfase evangelística sobre a Lei e o pecado ofusca a graça de Deus. Pelo contrário: é o destaque do pecado que faz sobressair ainda mais a graça (Romanos 5.20), assim como é a negritude da noite que faz ressaltar o brilho das estrelas.

Jesus ensinou sobre isso na casa de Simão (Lucas 7.36- 48), ao dizer, a respeito da mulher pecadora que o adorava de forma humilde e intensa, que “os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama” (v. 47).

Compreender qual era o tamanho real da dívida (Salmos 130.3) e qual era sua consequência (Romanos 6.23), assim como reconhecer a incapacidade absoluta de quitá-la (Marcos 8.37), é que torna o perdão dessa dívida tão maravilhoso e, também, é o que glorifica ainda mais o perdoador.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5.8)

Folheto para Evangelização - Uma casa na rocha
Precisamos falar do amor e do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Falar de sua vitória sobre a morte, de sua ressurreição. Da salvação que Ele promete a todo aquele que crer nele.

 

 EVANGELISMO MODERNO VS. EVANGELISMO BÍBLICO.

“Quando tratamos o pecado de maneira superficial, estamos antes de tudo lutando contra o Espírito Santo. ‘Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado’ (Jo 16.8). Há muitos pregadores populares em nossos dias que estão mais preocupados em dar às pessoas ‘a melhor vida agora’ do que preocupados com a eternidade. E se gabam do fato de que não mencionam o pecado em sua pregação.

Posso dizer isto: o Espírito Santo não tem nada a ver com o ministério deles, pois, se tivesse, estaria agindo contra si mesmo. Quando não lidamos com os homens e sua condição depravada de maneira específica, fervorosa e amorosa, o Espírito Santo não está conosco”. (Paul Washer)

“Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade”. (Charles Spurgeon)

“A graça de Deus não pode ser fielmente pregada aos não crentes até que a Lei seja pregada e a natureza corrupta do homem seja exposta. É impossível uma pessoa perceber plenamente sua necessidade da graça de Deus até que veja quão terrivelmente longe está dos padrões da Lei de Deus”. John MacArthur Jr

4ª PARTE – PRINCÍPIOS PARA UMA ABORDAGEM BÍBLICA

“Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”. (Eclesiastes 11.4-6)

 1) NÃO ESPERE UMA SITUAÇÃO PERFEITA PARA EVANGELIZAR

A ordem é que evangelizemos “a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4.2). Temos que criar as oportunidades, e não ficar esperando até que as circunstâncias estejam perfeitas. Do contrário, nunca agiremos. Lembre-se: a maioria dos seus medos sobre evangelismo jamais vão se concretizar.

 2) EVANGELISMO TEM A VER COM DEUS E O PERDIDO. O EVANGELISTA É A MENOR PEÇA DO QUEBRA-CABEÇA

O evangelista não deve superestimar sua participação no processo de evangelização, nem a um extremo de pensar que a conversão do pecador depende dele (a obra de convencimento do pecado é do Espírito Santo, conforme João 16.8), nem ao outro de colocar suas desculpas à frente do que Deus deseja realizar.

Nós somos pequenos demais dentro do plano de Deus para salvação do mundo (e das pessoas singularmente) para que façamos tantas objeções imaturas, orgulhosas e covardes sobre “se”, “como”, “quando” e “porque” evangelizar! Na realidade, nós só fazemos parte desse filme por misericórdia do seu produtor (o soberano e amoroso Pai).

Os papéis principais são estrelados por Jesus e o pecador. Devemos, portanto, ser eternamente gratos a Deus por Ele ter nos incluído em seu plano de evangelização do mundo. Que grande privilégio nos foi concedido: de, mesmo sem merecimento algum, sermos portadores da maravilhosa mensagem da cruz!

“O semeador saiu a semear” (Marcos 4.3), e a parábola não fala mais no semeador, só na semente (o evangelho) e o solo (coração do perdido). E ainda nos julgamos o personagem principal do evangelismo… Quanta presunção!

Evangelismo tem a ver com Deus alcançando o perdido. Nós somos meros coadjuvantes, indignos de, a qualquer pretexto, seja por ação ou omissão, atrapalhar esse maravilhoso encontro.

 3) NOSSA TAREFA É LANÇAR A SEMENTE. OS RESULTADOS PERTENCEM A DEUS

Claro que nós todos queremos ver, no fim, almas salvas, batizadas e discipuladas. Mas nossa ocupação inicial em termos de evangelização deve ser a quantidade e a qualidade de nossa semeadura.

Quantidade – A cada virada de ano muitos crentes fazem votos de ganhar pelo menos uma pessoa para Cristo naquele ano, e para isso… acabam evangelizando uma pessoa só! Nenhum agricultor que quer ver uma grande colheita plantaria apenas uma semente. Quanto mais sementes plantadas, maior a probabilidade de se colherem frutos. Outros, mais pessimistas, dizem que não adianta pregar em certa localidade a pretexto de que as pessoas dali não aceitam ouvir. Regras de estatística exigem, para uma amostragem com 95% de certeza, que em uma cidade de 100 mil habitantes sejam entrevistados pelo menos 2 mil. A não ser que tenhamos abordado um número representativo não poderemos afirmar com segurança que a abordagem direta do Evangelho não funciona ali.

Qualidade – Devemos nos assegurar de que, ao final de uma conversa evangelística, nós transmitimos tudo que o pecador deveria saber para receber a salvação. Se investirmos tempo com uma pessoa perdida, e se ela nos dedicou sua atenção, mas não comunicamos o Evangelho de forma clara, fiel e completa, a responsabilidade de Ezequiel 3.18 ainda pesará sobre nós. Mas toda essa ideia não significa, em sentido inverso, que devamos “lavar as mãos” ou ficar indiferentes quanto à salvação de uma pessoa depois de evangelizada uma vez. Devemos, por amor a Cristo e a ela, instá-la a tempo e fora de tempo ao arrependimento e à fé em Jesus, especialmente quando essa pessoa permanece ao nosso alcance.

5ª PARTE – PERIGOS DO EVANGELISMO A LONGO PRAZO

1) AS PESSOAS MORREM

 2) QUANTO MAIS INTIMIDADE, MAIS DIFÍCIL

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, corrijas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”. (II Timóteo 4.1-2)

Ao apelar para Timóteo para que pregasse a Palavra em todas as ocasiões, o apóstolo Paulo apresenta (cremos que não por acaso) o juízo de Deus como um fato duro e real que deve ocupar, mover e martelar a mente e a disposição do evangelista.

Aquele que deseja pregar o evangelho deve manter o julgamento final (Hebreus 9.27) sob constante perspectiva.

Exatamente como todo o bombeiro é desafiado à constante vigilância para o caso de um eventual incêndio, todo evangelista deve manter em mente a iminência da morte e do juízo de Deus.

Nós, da Caravana do Arrependimento, cremos que foi ideia do diabo retirar o fator da urgência do evangelismo, a fim de que muitas pessoas vão para o inferno sem a oportunidade de serem confrontadas com a mensagem poderosa do Evangelho.

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”. (Tiago 4.14)

Nós temos que sempre encarar o evangelismo como sendo a última oportunidade de a pessoa ouvir, ou até mesmo a nossa última oportunidade de pregar.

 

Hebreus 9.27EVANGELISMO É COISA SÉRIA PORQUE LIDA COM ETERNIDADE.

NUNCA PERCA ISSO DE VISTA.

O que defendemos aqui é que, ao cultivarmos esses relacionamentos, seja com pessoas novas que conhecemos nas ruas seja com aquelas que já fazem parte de nosso convívio, quanto mais cedo pregarmos o Evangelho, e da forma mais completa possível, melhor.

 

Então, vamos falar de Cristo?

 

 

(Texto extraído e adaptado do site www.caravanadoarrependimento.com.br)

Conheça todas as mensagens dos nossos folhetos: www.editoraelim.com.br 

Folhetos para evangelismo com mensagens claras da salvação em Jesus.

 

PARA SABER MAIS SOBRE EVANGELISMO BÍBLICO:

WWW.CARAVANADOARREPENDIMENTO.COM.BR

WWW.EVANGELISMOBIBLICO.COM.BR

WWW.LIVINGWATERS.COM (EM INGLÊS)

WWW.WAYOFTHEMASTER.COM (EM INGLÊS)

Deixe uma resposta